AOL Music e a nossa MPB



Dando sequência ao post anterior...



Agora vou falar sobre algo que me deixou mais pasmo ainda, o site da America Online (AOL), que tem o espaço AOL Music, e nele constam biografias de artistas e tudo mais.



Pra quem quiser entrar lá e acompanhar o que estou falando, aí está o link: http://music.aol.com/ .



Pra quem não sabe, AOL é um site completamente americano, todo voltado para o público de lá e o espaço musical não seria diferente.



A diferença está no tratamento que eles tem com a música como um todo, volto a salientar que não estou dizendo que só o que é daqui é bom, estou falando em valorização, o que é bem diferente.



Notei nesse espaço AOL Music, que eles tem uma valorização muito grande nos artistas de lá, de seu país, mas sabem ouvir o que é bom dos outros, e eu acompanhando esse site por dias, notei inclusive Caetano Veloso como capa na sessão de biografias em um determinado dia da semana. E foi justamente a sessão de biografias que me chamou a atenção.



Bem, quando eu entrei nesse site, foi pra ver se eu não estava pensando bobagem, de que os artistas daqui são valorizados pelos de fora e aqui nem tanto, mas foi o que acabei encontrando.



Na página principal do AOL Music encontramos coisas como os mais procurados, AOL Radio, Festivais, Top Lists e até umas noticiazinhas dos famosos (Why not? Hehe) ...



Mas o conteúdo do AOL Music não é só o que está na página principal. Então fui na busca pesquisar sobre alguns artistas nacionais e fiquei realmente pasmo, fiquei feliz também em ver o que é daqui tendo bastante espaço fora, até o que é do gosto popular.



Descobri a sessão artistas, que conta com biografias, discografias, letras, as músicas para se ouvir e até alguns vídeos.



Descobri que AOL Music é uma imensa coletânea de boas músicas, e não achei fim nisso ainda, quando acho que não vai ter nada pra eu ver em determinado artista eu encontro. Sobram Playlists de usuários AOL com sons de Caetano, Chico Buarque, Marisa Monte, Djavan, Mutantes, Jobim e tantos outros que dá pra passar dia citando aqui. Também notei uma “debandada” desses artistas da nossa MPB fugindo com o estilo para o idioma Americano infelizmente, pois não devem encontrar muito mais o que fazer aqui, já que ao que parece os gringos estão aproveitando muito mais das coisas daqui do que nós mesmos brasileiros.



A música é uma linguagem universal, que não tem fronteiras, e nem barreiras, que deve ser ouvida, não importa o gosto, deve-se abrir a mente pra coisas novas, e não me entendam mal, não falo pra não se ouvir a música de fora, que não presta ou algo assim, estou apenas querendo abrir a mente pra coisas daqui, o país do Samba, da MPB, da Bossa Nova, o pagode, o Axé, o Sertanejo, o Funk (why not?), o Rock que aqui tem um jeito diferente, o Pop que lota festivais, o Forró...e mais tantas coisas que o Brasil tem.



A música daqui não pode se perder assim, e como diriam Alcione e Cassia Eller:



“Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar, o morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar”



Eu diria que não podemos deixar nossa cultura se perder, o Brasil foi feito por ela, e hoje estamos deixando tudo pra lá...





Começando as dicas de músicas...hoje minha dica é o disco “Muito Mais” do Caetano Veloso, que é recente, de 2005 e conta com clássicos da carreira como O Leãozinho, Sampa, Só vou gostar de quem gosta de mim, Você é linda e por aí vai. Pra quem conseguir também tem em DVD, e é uma coletânea comemorativa aos 35 anos de carreira do Caetano.



Pra quem interessar, na LastFM tem todas para ouvir: http://www.lastfm.com.br/music/Caetano+Veloso/Muito+Mais



Fica a dica também, além do AOL Music e do Caetano, um outro site muito bom sobre MPB: http://www.mpbnet.com.br/ tem um conteúdo grande e muito bem feito





Esse post foi feito ao som de Djavan, Little Joy, Johnny Cash, Marisa Monte e Slipknot (why not? =P)



Abraço...

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br